quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Padrões ocultos na Mega-Sena

A existência de padrões ocultos na Mega-Sena é um assunto controverso. Há quem considere essa discussão um completo absurdo. Afinal, em um jogo de azar os resultados seriam pura obra do acaso. Mas eu tenho lá minhas dúvidas.

Se você visitar a página meucat.com/megasena, vai compreender o motivo da minha cisma. Observando a frequencia das dezenas mais sorteadas, o pessoal desse site chegou à conclusão que as dezenas terminadas por 3 se sobressaem nos concursos da Mega-Sena. Assim, montar um bolão com as dezenas 13, 23, 33, 43 e 53 parece ser uma boa opção. Por outro lado, a coluna dos '9' deixa muito a desejar, assim como a trinca 20, 40 e 60.

O gráfico abaixo, extraído desta página, é muito interessante. A dezena 42, uma das mais sorteadas, se eleva do chão como uma árvore. Já os números 9 e 39 apresentam resultados pífios. Por isso, permanecem rentes ao chão.

(Clique na imagem para ampliá-la)

Vale a pena visitar esta página. O artigo é longo, é verdade. Algumas passagens são meio complicadas pra quem não é versado em matemática, como este que vos fala. Ainda assim, a leitura desse material pode lhe dar excelentes dicas para montar uma aposta arrasadora. Talvez a fórmula do sucesso nos jogos de azar - se é que ela existe - seja juntar a intuição à análise matemática.

Isso me faz lembrar o filme "Matrix", um dos meus favoritos. O Arquiteto que bolou a Matrix para acorrentar a mente humana só pensava em equações matemáticas bem equilibradas. Já a personagem conhecida como "Oráculo" tinha como único objetivo usar a intuição para bagunçar a lógica racional. I love this idea! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário